Glossário de Crypto Moedas.

Para você que está começando agora no mundo das crypto moedas, nada melhor que um dicionário com as palavras mais usadas nesse mundo novo.

EXCHANGE – Casa de câmbio, ela não vende bitcoins e nem determina o preço, isso é feito pelos usuários, a exchange é apenas uma intermediadora.

ALTCOINS – Moedas/Tokens alternativos ao bitcoin

FEES – Taxas, pequena porcentagem que você paga pra movimentar seus ativos

PROFIT – Lucros obtidos

HODL/HOLD – Segurar a criptomoeda pensando na valorização a longo prazo

PUMP – Quando o preço sobe muito repentinamente

DUMP – Quando o preço cai muito repentinamente

BALEIA – Grande detentor de moedas

BULLISH – Comportamento agressivo do gráfico de baixo pra cima, subindo, imitando uma chifrada de touro (caracterizado por uma subida grande e uma descida curta)

BEARISH – Comportamento agressivo do gráfico de cima pra baixo, descendo. imitando patadas de urso (caracterizado por uma descida grande e uma subida leve)

SHORT – Apostar na queda de uma moeda. Você “pega emprestada” essa moeda na exchange, e vende, esperando que ela caixa. com os BTCs resultantes da venda, você recompra essa moeda, numa quantidade maior após a queda, ficando com a diferença de lucro pra você

LONG – Apostar na alta de uma moeda. Você pega BTC emprestado na exchange e compra uma moeda. Ela subindo, você vende, tendo seu lucro em cima de uma quantidade maior de BTC.

SPREAD – Diferença entre o preço de compra e o preço de venda no livro de ordens (pode ser visualizado como um gap entre o verde e o vermelho no market depht)

STOP-LIMIT ou apenas STOP – Tipo de ordem de compra ou venda que é “ativada” após o gráfico atingir um valor determinado. Por exemplo: vender por 0.006500 se o gráfico atingir 0.006600. Ou então: Comprar por 0.0066 se o gráfico atingir 0.0065

DESPEJAR – Ato de vender uma grande quantidade da moeda enquanto ela está subindo, causando um DUMP

ALAVANCAGEM – Trabalhar potencializado (pegando moedas emprestadas). Reveja SHORT E LONG.

ORDEM MAKER – Tipo de ordem de venda ou compra que aguarda o preço atingir o valor desejado. Essas ordens entram no book e custam menos fees.

ORDEM TAKER – Uma ordem que “toma” a vez das outras que estão no livro. é executada imediatamente por já ter alguma ordem vendendo mais barato que você quer comprar, ou comprando mais caro do que você quer vender.

ICO – Initial Coin Offering. É como uma pré-venda de alguma altcoin/token. Voce compra antes de lançarem, pra ajudar os DEVs com capital, apostando que após o lançamento, ela valha mais do que voce pagou na pré-venda.

DAYTRADER – Trader que faz movimentos rápidos, comprando e vendendo. No geral, obtem lucros menores, porém com uma frequencia muito maior.

SWINGTRADER – Opera menos vezes. Se aproveita das ondas (swings) do mercado e a operação leva alguns dias.

LENDING – Deixar seus BTCs ou ALTCOINS emprestados, rendendo uma porcentagem de juros ao dia. (as exchanges que fazem isso, garantem seus BTCs ou ALTs de volta)

ARBITRAGEM – Comprar onde está mais barato e vender onde está mais caro. Exeplo: comprar na exchange 1 que o preço está X e e vender na na exchange 2 que o preço está 1,05X

ÁGIO – Diferença na cotação da moeda de um país e de outro. Exemplo: Dolár a 3 reais e Bitcoin a X USD no exterior, o preço no Brasil deveria ser em torno de 3X BRL, mas está a 3,1X BRL, portanto existe um ágio positivo, caso o preço no Brasil fosse 2,9X BRL o ágio seria negativo (ou deságio).

E se quiser saber o preço destas moedas, temos dois sites bem leves que mostram os preços atualizados:

Preço Hoje e Dólar Hoje.

Que tal aprender a minerar então?

Fonte: Post na comunidade Bitcoin Brasil do Facebook.