Você está visualizando atualmente Glossário de Crypto Moedas

Glossário de Crypto Moedas

Para você que está começando agora no mundo das crypto moedas, nada melhor que um dicionário com as palavras mais usadas nesse mundo novo.

EXCHANGE – Casa de câmbio, ela não vende bitcoins e nem determina o preço, isso é feito pelos usuários, a exchange é apenas uma intermediadora.

ALTCOINS – Moedas/Tokens alternativos ao bitcoin

FEES – Taxas, pequena porcentagem que você paga pra movimentar seus ativos

PROFIT – Lucros obtidos

HODL/HOLD – Segurar a criptomoeda pensando na valorização a longo prazo

PUMP – Quando o preço sobe muito repentinamente

DUMP – Quando o preço cai muito repentinamente

BALEIA – Grande detentor de moedas

BULLISH – Comportamento agressivo do gráfico de baixo pra cima, subindo, imitando uma chifrada de touro (caracterizado por uma subida grande e uma descida curta)

BEARISH – Comportamento agressivo do gráfico de cima pra baixo, descendo. imitando patadas de urso (caracterizado por uma descida grande e uma subida leve)

SHORT – Apostar na queda de uma moeda. Você “pega emprestada” essa moeda na exchange, e vende, esperando que ela caixa. com os BTCs resultantes da venda, você recompra essa moeda, numa quantidade maior após a queda, ficando com a diferença de lucro pra você

LONG – Apostar na alta de uma moeda. Você pega BTC emprestado na exchange e compra uma moeda. Ela subindo, você vende, tendo seu lucro em cima de uma quantidade maior de BTC.

SPREAD – Diferença entre o preço de compra e o preço de venda no livro de ordens (pode ser visualizado como um gap entre o verde e o vermelho no market depht)

STOP-LIMIT ou apenas STOP – Tipo de ordem de compra ou venda que é “ativada” após o gráfico atingir um valor determinado. Por exemplo: vender por 0.006500 se o gráfico atingir 0.006600. Ou então: Comprar por 0.0066 se o gráfico atingir 0.0065

DESPEJAR – Ato de vender uma grande quantidade da moeda enquanto ela está subindo, causando um DUMP

ALAVANCAGEM – Trabalhar potencializado (pegando moedas emprestadas). Reveja SHORT E LONG.

ORDEM MAKER – Tipo de ordem de venda ou compra que aguarda o preço atingir o valor desejado. Essas ordens entram no book e custam menos fees.

ORDEM TAKER – Uma ordem que “toma” a vez das outras que estão no livro. é executada imediatamente por já ter alguma ordem vendendo mais barato que você quer comprar, ou comprando mais caro do que você quer vender.

ICO – Initial Coin Offering. É como uma pré-venda de alguma altcoin/token. Voce compra antes de lançarem, pra ajudar os DEVs com capital, apostando que após o lançamento, ela valha mais do que voce pagou na pré-venda.

DAYTRADER – Trader que faz movimentos rápidos, comprando e vendendo. No geral, obtem lucros menores, porém com uma frequencia muito maior.

SWINGTRADER – Opera menos vezes. Se aproveita das ondas (swings) do mercado e a operação leva alguns dias.

LENDING – Deixar seus BTCs ou ALTCOINS emprestados, rendendo uma porcentagem de juros ao dia. (as exchanges que fazem isso, garantem seus BTCs ou ALTs de volta)

ARBITRAGEM – Comprar onde está mais barato e vender onde está mais caro. Exeplo: comprar na exchange 1 que o preço está X e e vender na na exchange 2 que o preço está 1,05X

ÁGIO – Diferença na cotação da moeda de um país e de outro. Exemplo: Dolár a 3 reais e Bitcoin a X USD no exterior, o preço no Brasil deveria ser em torno de 3X BRL, mas está a 3,1X BRL, portanto existe um ágio positivo, caso o preço no Brasil fosse 2,9X BRL o ágio seria negativo (ou deságio).

E se quiser saber o preço destas moedas, temos dois sites bem leves que mostram os preços atualizados:

Preço Hoje e Dólar Hoje.

Que tal aprender a minerar então?

Fonte: Post na comunidade Bitcoin Brasil do Facebook.